O conceito de elevador conforme:
– NBR 5666/77 – TERMINOLOGIA
Aparelho estacionário provido de cabina que se move aproximadamente na vertical entre guias, servindo a níveis distintos e destinados ao transporte de pessoas e carga.
– O DICIONÁRIO
S. M. (latim elevatore/inglês elevator): Aparelho que serve para elevar ou transportar subindo e que também se chama ascensor: elevador elétrico, elevador hidráulico. Músculo que eleva: O elevador da pálpebra.
– MERCOSUL
Equipamento de levantamento permanente que serve níveis de pavimento definidos, compreendendo um carro, cujas dimensões e meios de construção claramente permitem o acesso de pessoas, viajando, pelo menos parcialmente, entre guias verticais rígidas ou guias cuja inclinação com a vertical é inferior a 15º .
– ENO TEODORO WANKE (1929)
“O elevador é um inesperado ponto de reunião onde se reúnem pessoas que nunca cogitavam se reunir um dia.”
– PAULO CASÉ (Jornal do Brasil – página 16 – 17/09/1993)
“Lugar de encontro social compulsório e de fala sem assunto. Cubículo fechado que induz pessoas estranhas ao desconforto de uma íntima proximidade. Caixote mecânico que por vezes obriga vizinhos hostis ao convívio de segundos que consomem séculos. Compartimento claustrofóbico que transporta gente num silêncio sempre cortado pela infalível observação:” está fazendo calor, né?”“.
– DANUZA LEÃO (Jornal do Brasil – página 6 – 16/10/1995)
“Um elevador é um universo onde cabem todas as sensações do mundo.”